segunda-feira, 2 de abril de 2012

ESDE - aula 01

Começamos mais um ano letivo no nosso ESDE, em 2017, no Centro Espírita Fonte de Luz. Vou colocar os conteúdos de nossas aulas aqui neste espaço para que mais gente tenha acesso.
Nossas aulas acontecerão todas as segundas feiras, das 20:00h às 21:00h, na Rua Sete de Setembro, 585 - Santo Antônio da Patrulha. O estudo é gratuito. Esperamos que você consiga dar continuidade.
Silvano e Cláudio


AULA 01:

Programa Fundamental- Tomo I
 Módulo I- Introdução ao Estudo do Espiritismo
 Roteiro 1- O contexto histórico do século XIX na Europa

O século XIX dá início aos grandes movimentos revolucionários europeus, apoiados nas idéias renovadoras da Filosofia e da Ciência, divulgadas no século XVIII por Espíritos reformadores, os iluministas e enciclopedistas, tais como Voltaire, Rousseau, Diderot, D’Alembert, Montesquieu. Suas lições repercutem na América do Norte, como em todo o mundo. Foram eles os instrumentos ativos do mundo espiritual para regeneração das coletividades terrestres.
Os Estados Unidos foram a primeira nação a absorver o pensamento renovador, e proclamam a sua independência em 4 de Julho de 1776, que irá repercutir na França. Depois do extravagante reinado de Luis XV, desencadeou-se  a Revolução Francesa, em 1789, marco que separa a Idade Moderna da Contemporânea.
Os sucessivos progressos culturais em todos os campos do saber humano, desencadeados pela Revolução Francesa, foram tão marcantes que o século XIX entrou para a história como sendo o Século da Razão, assim como o século XVIII é denominado o século das Luzes.
O século XIX é o período compreendido entre o fim das guerras napoleônicas e o início do primeiro conflito mundial é um dos séculos mais complexos, marcado por um período de profundas transformações político-sociais e econômicas, as quais tiveram o poder de influenciar gerações posteriores.
A Revolução Francesa e suas conseqüências
A França, no final do século XVIII, ainda era um país agrário. Os 3 grupos sociais básicos na França era o clero, a nobreza e a burguesia. As desigualdades entre as classes, uns isentos dos impostos, outros com acesso aos cargos políticos, ainda outros com direito de exploração agrícola,  e uns com grande poder econômico desencadeou uma série de conflitos que culminaram com a Revolução Francesa, em 14 de Julho de 1789.
Embora surgisse a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, seguiram-se anos de terror, com o golpe de estado executado por Napoleão Bonaparte no final do século XVIII.
De 1799 a 1815 a política européia está centrada na figura de Napoleão, chefe militar que promulga uma nova Constituição, declara leigo o Estado, separando-o da religião, o Código Napoleônico garante a liberdade individual. Mas a sua figura está entre as forças do bem e do mal. Com as suas vitórias, garantia a integridade do solo francês, mas espalhava a miséria em outros povos. Foi um missionário do Alto traído em suas próprias forças.
Após Napoleão, a França passa por um novo período de transformações, os princípios de igualdade dos cidadãos perante a lei, a liberdade de cultos, foram adotados. A Igreja reconheceu os seus limites. O Movimento democrático mistura política e literatura. Lamartine e Victor Hugo são eleitos deputados, contribuindo para o advento da República. 
A Revolução Industrial e suas repercussões
Na metade do século XVIII, na Inglaterra a Revolução Industrial acarretou profundas transformações. Serviu de alavanca para o progresso tecnológico pela invenção de inúmeras máquinas. Propiciou o desenvolvimento das relações internacionais, nas áreas econômicas, comerciais e políticas, transformando o mundo numa aldeia global. Desenvolveu a rede de comunicações, emprego da energia elétrica e da eletrônica. Ampliou os meios de transporte, marítimo e o aéreo. Favoreceu pesquisas médico-sanitárias para o controle de doenças.
Os principais malefícios da Revolução Industrial são por questões trabalhistas. A Europa do século XIX assemelhava-se a um caldeirão em constante ebulição, afetando o cotidiano das pessoas, em decorrência das contínuas mudanças no campo das idéias, na organização das instituições, na definição das formas de governo, das conquistas científicas e tecnológicas, dos planos educativos, dos questionamentos religiosos e filosóficos.

Manifestações artísticas e culturais do século XIX
O romantismo influencia as idéias políticas e sociais abraçadas pela burguesia revolucionária, associando aos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
Pesquisava a cultura popular e o folclore para a produção de pinturas, esculturas e peças musicais.
Na Alemanha- Goethe (1749-1832) produção literária que enaltece a liberdade individual, em sua obra Fausto.
Na França- Victor Hugo, difunde idéias sócias, lugar excepcional na história das letras francesas No livro Napoleão, o Pequeno, Victor Hugo critica o governo de Napoleão. E  Os Miseráveis, denuncia o estado de penúria dos pobres. As artes plásticas também mostram a situação  da França.
A música também sofre influência, destacando o momento político. Richard Wagner, Beethoven, Liszt, Chopin, Rossini, Bellini, Verdi  revelam suas idéias sociais e políticas através de suas músicas.
Surge o Impressionismo na pintura, captando o cotidiano da vida urbana e do campo. Claude Monet, Renoir, Cézanne, registram nas telas as impressões dos efeitos da luz sobre a cena desejada. 

Manifestações filosóficas, científicas, políticas, religiosas e sociais do século XIX
A Filosofia recolheu-se no soeu negativismo aplicando os princípios da ciência racional e materialista. Schopenhauer  é uma demonstração do seu pessimismo. Auguste Comte traz o Positivismo.
As idéias anarquistas e ideologias socialistas trazem o Manifesto do partido Comunista em 1848 de autoria de Karl Marx e Friedrich Engels.
A fragilidade demonstrada pela Igreja Católica abriu espaço à expansão das doutrinas divulgadas pelas igrejas reformadas.
No campo da Ciência as mudanças foram significativas: descoberta do planeta Netuno por Leverrier, os trabalhos de Louis Pasteur na microbiologia, Pierre e Marie Curie  no campo das energias emitidas pelo rádio, Charles Darwin na teoria da evolução das espécies. Surge a máquina a vapor e muitos outros inventos. Elevação do padrão de vida, conforto e prazer.
Todavia, é importante assinalar que uma revolução diferente marcou esse período; Falamos da revolução moral proposta pelo Espiritismo nascente. As lições sagradas do Espiritismo iam ser ouvidas pela Humanidade. 

Nenhum comentário: